Patch Adams – O amor é contagioso

patch

Filme inspirado na história de um grande médico, Hunter Dohert Patch Adams, que após tentar o suicido, internou-se em um hospital psiquiátrico. Depois disso, sentiu a necessidade de ajudar as pessoas. Seu sonho era tornar-se médico.

   No filme, Patch entra na Universidade de Medicina e, a partir do segundo ano fica indignado com o fato de que não terão contato com os pacientes até o terceiro ano de residência.

   Para ele, ser médico esta muito além de decorar as partes do corpo humano, as possíveis doenças e remédios. O importante, na verdade, é a relação entre médico e paciente. Além do que, os pacientes devem ser tratados com respeito e carinho. Devem ser incentivados a realizar seus sonhos e a sorrir.

   Começa então, a frequentar o hospital, em segredo, e passa de leito em leito conversando e fazendo os enfermos sorrirem. O seu método de tratamento para com os pacientes causa estranhamento aos outros residentes, que apenas passam a confiar em Patch quando este se destaca tanto nas notas na universidade, quanto no hospital. Ele consegue levar alegria ao hospital e faz as pessoas esquecerem suas dores e seus problemas por um momento.

   Acho esse filme incrível e super recomendo que assistam, pois demonstra que a inteligência e o sucesso pessoal não se resume em teorias e conteúdos programáticos que aprendemos nas escolas e na universidade. As emoções e sentimentos têm papel importantíssimo na boa vida das pessoas.

  Patch Adams – o amor é contagioso. Direção: Tom Shadyac. DVD. 115 min. Áudio Português. EUA, 1998.

Por Mayra Milberg

Deixe um comentário